quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A história de José nos ensina muitas lições de vida. Além de mostrar como ele foi homem de caráter e negou cometer adultério com a esposa de Potifar, essa história também fala de uma verdade simples e profunda – quando Deus está conosco, Ele nos traz sucesso.

Em primeiro lugar, sucesso não é conseguir o que você quer, ou ser melhor do que os outros. O maior sucesso que existe viver a vida que Deus te chamou pra viver, que você foi criado para ter.



José foi rejeitado pelos seus irmãos, vendido como escravo para uma terra distante, de outra língua e cultura.

■José não tinha nada a perder
O que você tem a perder? Se você abrir mão de sua vida, tendo nada a perder, Deus então te usará para fazer grandes coisas.

“Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará.” (Marcos 8:35)

■José era trabalhador e esforçado
O Reino dos Céus não é para os preguiçosos, envergonhados, acomodados. A Parábola dos Talentos nos ensina que todos temos dons e qualidades que Deus nos deu, e nosso objetivo é trabalhar para multiplicar isso.

Meu conselho para você é: estude, trabalhe, seja esforçado, sirva na igreja, ajude os necessitados, tenha iniciativa, levante-se e faça a diferença.

Competência significa relevância. Sejamos relevantes nesse mundo de trevas.

“O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos.” (Provérbios 13:4)

■José tinha sucesso em tudo que fazia
Assim como os israelitas, que Deus levou à terra que mana leite e mel, Deus quer te dar as nações como herança. Assim como a Davi, que Deus levantou como um dos maiores Reis da História, Deus quer te usar neste mundo. Assim como Jacó, que Deus lhe deu muitos bens e bênçãos, Deus quer te abençoar.

“O Senhor estava com José, e que o fazia prosperar em tudo o que realizava” (Genesis 39:3)

Mas o que é prosperidade? E o que é sucesso? E para quê temos a benção de Deus?

José se tornou o príncipe do Egito. Deus o ergueu nessa alta posição não para que Ele pudesse esnobar seus irmãos e se sentir maior. A Bíblia mostra que naquela época houve uma grande seca na terra, de tal forma que não havia mais comida para comprar em todo o Egito e Canaã.

A prosperidade de José abençoou o Egito, e a prosperidade do Egito trouxe salvação da fome para o mundo. Deus usou José para salvar o mundo de um grande sofrimento, e assim mostrar sua glória para a humanidade.

Da mesma forma, Deus quer te fazer ter sucesso para que você traga glória para o nome dEle.

Um grande exemplo disso é o Kaká. Ele trouxe glória a Deus com sua excelência no futebol, e mostrou-se ao mundo como uma referência de um jovem que casou virgem e tem princípios cristãos.



O Verdadeiro Sucesso

Busque o sucesso de amar e ser amado por Deus.

Busque o sucesso de doar seus bens ao necessitado.

Busque a prosperidade de servir e ajudar aos outros (porque melhor é dar do que receber).

Nenhum comentário:

Postar um comentário