Estudos Biblicos

Um homem a quem Deus usa

INTRODUÇÃO
1. Nossa nação está vivendo uma profunda crise institucional. As CPI’s estão abrindo as entranhas infectas das instuituições políticas. O parlamento está nu. O governo cabisbaixo. A nação está coberta de vexame e opróbrio.
2. A crise política e moral chegou a níveis insuportáveis. A crise espiritual não é menor. O enriquecimento ilícito em nome da fé tornou-se notícia quente da imprensa brasileira. Homens maus escondem-se atrás dos púlpitos e fazem da igreja uma empresa, do púlpito um balcão, do evangelho um produto e dos crentes incautos consumidores.
3. A nação de Israel também estava em crise semelhante. Dos seis reis que haviam precedido a Acabe dois haviam sido assassinados e outro havia se suicidado.
4. Israel teve 19 reis, em 8 dinastias. Nenhum deles andou com Deus. Acabe é o pior de todos. Se isso não bastasse, ele casou-se com a pior mulher do mundo: assassina, feiticeira e mandona. Jezabel foi a mulher que disseminou em Israel o culto a baal.
5. É nesse contexto que Deus levanta um homem. Em tempo de crise Deus não levantou uma denominação, um partido, mas um homem.
I. ELIAS DEIBAIXO DOS HOLOFOTES – NA CORTE REAL – (17:1)
1. Deus levantou Elias, um homem desconhecido, de um lugar desconhecido, para levar uma mensagem ao rei
- A mensagem de Elias é urgente, contundente, poderosa. Não vai chover durante três anos e meio, segundo sua palavra. Isso seria quebrar a espinha dorsal da credibilidade de baal.
- Deus não precisa de estrelas, ele precisa de homens disponíveis e obedientes.
- A origem de Elias é um golpe no orgulho dos poderosos. Ele vem de Tisbé, um lugar obscuro, desconhecido. Ele vem de lugar nenhum. É um ilustre desconhecido, sem títulos, sem diplomas na parede. Ele não é um figurão.

2. Elias associa o ministério da pregação com o ministério da oração

- Ele orou com instância para não chover e entregou a mensagem a Acabe. Quem ora prega com poder. Quem ora prega com eficácia. Só podemos ter êxito em público, se temos intimidade com Deus em secreto.
- Sem oração teremos apenas luz na mente, mas não fogo no coração. Pregação é lógica em fogo e precisa vir de homem que está em fogo. Wesley dizia: “ponha fogo no seu sermão, ou ponha o seu sermão no fogo”.
3. Elias tem autoridade de aparecer na presença dos homens, porque ele anda na presença de Deus
- Elias era um homem semelhante a nós: teve medo, sentiu solidão, fugiu, pediu para morrer, ficou deprimido. Mas Elias também aprendeu a viver na presença de Deus. A maior necessidade da igreja hoje é de pastores, de homens que vivam na presença de Deus.
- A maior necessidade hoje é de homens que conheçam a intimidade de Deus. Muitos falam sobre Deus, mas não conhecem a Deus. Têm fome de livro, mas não de Deus. Exemplo: Robert McKeyne – o visitante que foi visitar sua igreja após sua morte e o zelador lhe disse: ore, chore!
II. ELIAS ESCONDIDO DA MULTIDÃO – NO RIBEIRO DE QUERITE – (17:2-5)

1. Deus trabalha em nós, antes de trabalhar através de nós

- Deus tira o profeta do palco, debaixo dos holofotes, debaixo das luzes da ribalta e o envia para o deserto, para a solidão. No deserto Deus nos prova. Ele nos manda para a solidão do deserto para nos desmamar do mundo.
- Deus fez isso com Paulo. Deus o tirou de Jerusalém e o enviou a Tarso, onde ficou dez anos no anonimato.
2. No deserto, precisamos depender mais do provedor do que da provisão
- Além de viver na solidão do deserto, Elias devia confiar totalmente em Deus para o seu sustento. É mais confiar em nós em tempo de fartura. É fácil confiar em Deus quando estamos no palco.
- Exemplo: minha experiência nos Estados Unidos.
3. O deserto faz parte do curriculo de Deus para a nossa vida
- Foi Deus quem mandou Elias para Querite. O deserto não é um acidente, mas um apontamento. Deus trabalha em nós, antes de trabalhar através de nós.
- Deus está no controle. Ele sabe o que está fazendo.
4. Quando a sua fonte secar, os recursos de Deus continuarão disponíveis para você
- Elias estava onde Deus mandou ele estar, no tempo que Deus ordenou, mas a fonte secou. Mas, quando a fonte seca, Deus sabe onde você está, como está, para onde dever ir e o que deve fazer.
- A fonte secou porque Elias estava orando e Deus agindo.
- Às vezes a fonte seca na vida, no casamento, nas finanças, na saúde, nos relacionamentos. Mas, quando os recursos da terra acabam, os recursos de Deus continuam absolutamente disponíveis.
III. ELIAS NA FORNALHA – EM SAREPTA – (17:8-10)
1. Na fornalha, quando as coisas parecem difíceis, elas tendem a piorar
- Deus tirou Elias do deserto e o jogou na fornalha. Sarepta significa fornalha, cadinho. Antes de Deus usar você, Deus vai depurar você. O fogo só vai queimar a escória.
- A fornalha faz parte da agenda de Deus na sua vida. Ele mesmo vai matricular você na escola do quebrantamento.
- Ir a Sarepta era um perigo. Fica a mais de 150 Km. Nesse tempo Elias era o homem mais procurado, vivo ou morto em Israel.
- Deus parece ter senso de humor. Ele manda Elias a Sarepta para ser sustentado para uma mulher viúva. Se Deus tivese mandado Elias sustentar uma mulher viúva, ele poderia pensar que, pelo menos teria um ministério.
- Elias sai de Querite para não morrer de sede e quase morre de fome, pois a mulher que deveria lhe sustentar está para morrer de fome.
- A viúva experimenta um milagre na cozinha.
2. Na fornalha somos desafiados a esperar um milagre de Deus
- A viúva não apenas era pobre, mas agora está enlutada do seu único filho. O menino morre e a mulher coloca a culpa em Elias. Você já foi acusado de algo que não fez?
- Elias não se defende. Ele apenas disse: “mulher transfere para mim a sua dor, ponha em meus braços o seu filho morto”.
- Se queremos ver os meninos mortos ressuscitando, precisamos falar com Deus mais do que nos defendermos das acusações.
- Elias ora, Deus ressuscita o menino, mas ele não capitaliza com isso. Não faz um discurso de auto-elogio.
- Os mortos espirituais precisam ser ressuscitados: precitamos orar, e agir na certeza de que só Deus pode trazê-los à vida.
3. Depois da fornalha, um grande reconhecimento
- Agora eu sei que és um homem de Deus e que a Palavra de Deus na sua boca é verdade.
- Uma coisa é proferir a Palavra de Deus, outra coisa é ser boca de Deus.
- A vida do pregador fala mais do que seus sermões.
- A vida do ministro é a vida do seu ministério.
- O pastor é um homem em fogo. Pregação é lógica em fogo. Ponha fogo no seu sermão ou ponha o seu sermão no fogo.
- A parte mais importante do sermão é o homem que está atrás do púlpito.
- Os pecados do ministro sãos os mestres do pecado. Os pecados do ministro são mais graves, mais hipócritas e mais danosos.
- O maior obstáculo da obra são os obreiros.
- Os maiores sermões já foram publicados: Jonathan Edwards. O seminarista que pregou o seu sermão.
- David Hume e George Whitefield. A Palavra de Deus tem sido verdade em sua boca?

IV. ELIAS NO CARMELO, UM CONFRONTO ESPIRITUAL – (18:1-2, 19)

1. Elias associa a soberania de Deus com a responsabilidade humana
- Deus fala que vai chover, mas Elias ora humildemente, perseverantemente, triunfantemente. O mesmo fez Daniel no cativeiro, conforme o capítulo 9.
- Deus elege, mas nós precisamos evangelizar.
2. Elias anda segundo a agenda de Deus
- Deus manda Elias aparecer, ele aparece. Deus manda Elais se esconder, ele se esconde. Deus manda Elias ir para a fornalha, ele vai. Deus manda Elias aparecer e ele aparece. Ele está pronto, batendo continência para a ordem de Deus.
- Precisamos de gente que simplesmente obedeça: Deus manda e o universo inteiro obedece: o sol, o vento, o mar, a mula, o verme, os demônios, os anjos. Deus manda você e você é a única pessoa a ressistir a ordem de Deus?
3. Elias confronta o rei, o povo e os profetas de baal
- Elias confronta o rei, o povo e os profetas de baal. Ele não se intimida, não negocia sua consciência. Não vende seu ministério. Ele não quer ser popular, mas fiel. Elias diz ao povo que obediência dividida é tão errada quanto idolatria declarada.
- Elias retirou o baal do caminho de Israel. No caminho das torrentes de Deus havia um obstáculo. Esse monstruoso ídolo se colocara entre a terra e o céu, entre as chuvas e a terra seca, entre as bênçãos e o povo. Não adianta dar nome diferente a baal, nem trocá-lo de lugar. O baal precisa ser removido. Precisamos tirar o entulho, antes do fogo de Deus descer!
4. Elias antes de pedir intervenção do céu, restaura o altar que está em ruínas
a) O altar da adoração – Porque há ajuntamento, mas não há quebrantamento (Is 1:15); porque há música celebrativa, mas não adoração (Am 5:23); porque há oferta, mas não honra ao Senhor (Ml 1:10).
b) O altar da comunhão – Ele ajuntou 12 pedras, símbolo das doze tribos dispersas, desunidas. Há mágoas na igreja. Há partidos, grupos, no conselho, no coral, nas sociedades internas, nos presbitérios.
c) O altar da família – Há lares quebrados, há pastores em crise no casamento (Olson – os pastores são os que mais se divorciam).
5. Elias, um homem que ousou crer na manifestação do poder de Deus
- O ministério de Elias foi timbrado pela manifestação do poder de Deus. Ele não apenas fala do poder, mas também o experimentava. Ele viu os corvos voando a Querite para lhe levar alimento. Ele viu a farinha da viúva se multiplicando. Ele viu o menino morto ressuscitando. Ele viu o fogo descendo e a chuva caíndo. Ele pediu fogo e quando o fogo caiu, o povo caiu de joelhos! Hoje perdemos a expectativa do sobrenatural. Nossa teologia é a teologia da Marta, do Deus que fez e que fará, mas não do Deus que faz.
- Ilustração: A igreja que pegou fogo.
- Precisamos pregar aos ouvidos e aos olhos.
V. ELIAS NA CAVERNA DA DEPRESSÃO – (19:9)
1. Cuidado com a ressaca de uma grande vitória
- Você nunca é tão vulnerável como quando depois de uma grande vitória. As vitórias de ontem não são garantias de sucesso hoje. Todo dia você precisa ser cheio do Espírito.
- O Elias guerreiro, gigante, agora teme, foge e se deprime.
2. Cuidado com as garras da depressão
a) As causas da depressão
1) Olhar para circunstância em vez de olhar para Deus (19:2-3) – A vida dele dependia de Deus e não de Jezabel. Sua vida depende de Deus e não do conselho, da igreja, do salário.
2) Afastar-se das pessoas mais próximas na hora que você mais precisa delas – (19:3b) – A solidão não é um bom remédio para quem está deprimido. Gente precisa de Deus, mas gente também precisa de gente.
3) A auto-piedade mascara a sua visão da vida (19:4,9) – Elias pensou que estava sozinho.
4) O esgotamento físico-emocional (19:4,5) – Elias estava cansado fisicamente e exausto emocionalmente.
b) A cura para a depressão
1) Sonoterapia e boa alimentação
2) Desabafo
3) Perspectiva para o futuro

VI. ELIAS NO GLORIOSO ARREBATAMEENTO – NO JORDÃO – (2 Rs 2:6-12)

1. O melhor de Deus para sua ainda ainda está por vir
- Elias queria morrer, mas nem a morte ele experimentou.
- Na corte de Acabe, Elias foi mensageiro de Deus. Em Querite foi quebrantado por Deus. Em Sarepta foi lapidado por Deus. No Carmelo foi usado por Deus. Na caverna foi restaurado por Deus, mas no Jordão foi arrebatado por Deus.
- Elias foi levado para o céu como um símbolo da igreja: No último dia, quando a trombeta soar, os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, depois nós, os vivos, os que ficarmos seremos transformados e arrebatados para encontar o Senhor nos ares e assim estaremos para sempre com o Senhor.
2. O desafio de Deus para a sua vida é feito agora
a) “Onde está o Senhor Deus de Elias?” (2 Rs 2:14). Ele é apenas o Deus que agiu ontem? Ele age ainda hoje? Ele opera maravilhas ainda hoje? Ele reaviva a sua igreja ainda hoje? Ele abre portas ainda hoje? Ele transforma vidas ainda hoje?
- Eliseu lançou a capa de Elias e as águas do Jordão se abriram. O Deus de Elias está aqui. Ele é o nosso Deus. Ele está no trono. Ele reina. Ele é o Deus da igreja, da sua família, da sua vida.
b) “Onde estão os Elias de Deus?” – Os Elias de Deus estão aqui? Eles estão em nosso meio? Você é um Elias de Deus? Está pronto a ser levantado por Deus, quebrantado por Deus, lapidado por Deus, usado por Deus? Está pronto a sair da caverna e ser poderosamente usado por Deus?
Via: http://www.gospelprime.com.br/
Passando Pelo Vale de Ossos Secos: Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele, mas não havia espírito neles.
A seguir ele me disse: “Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam’ “.
Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme!”
Ezequiel 37: 1-10 (NVI)
Analisemos o Vs. 1º
“A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos.”
Existem três principais modos de Deus nos mostrar algo: Através dos sonhos que é quando estamos dormindo, através de visão quando estamos acordados e Deus nos mostra um acontecimento ou situação sem nós sairmos de onde estamos, e tem uma outra maneira que é quando o Senhor no leva com corpo e algum lugar, onde aí não é apenas um sonho e nem uma visão, mas sim é seu corpo que foi transportado para outro lugar. Esse terceiro modo foi com o qual Deus levou Ezequiel a um vale de ossos secos, não foi por sonho nem por visão, Ezequiel deixa bem claro que foi pelo Espírito de Deus que ele acabou num vale de ossos secos. Aprendo algo aqui, que nem sempre é o inimigo que nos leva a vales de ossos secos, muitas vezes é o Espírito de Deus nos leva a estes vales em nossas vida.
“Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos.”
O Vs. 2 nos mostra algo muito interessante, além de Deus nos levar ao vale de ossos secos, Deus nos faz andar de um lado para outro, para presenciarmos bem a situação e sentir na pele que realmente eram muitos ossos secos neste vale. Trazendo para nossa vida o vale de ossos secos são os problemas ao qual somos levados em nossa vida, e que muitas vazes culpamos o diabo de estarmos lá, mas se tivéssemos um pouco mais de discernimento veríamos que é Deus que está nos levando até aqui. Não reclame nem murmure, pois Deus quer fazer uma grande obra neste lugar mesmo que você está, olha o que ele pergunta a você no Vs 3:
“Ele me perguntou: “Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver”? ” Eu respondi: “Ó Soberano Senhor, só tu o sabes”.
Ezequiel se colocou no lugar dele, ele não sabia, não ficou dando um de sabido, dizendo sim ou não, muitas veses queremos encontrar resposta pra tudo, mas temos que reconhecer nossas limitações, e saber que muitas veses em nossa vida a nossa unica saída é clamar a Deus e declarar que só o Senhor sabe o que fazer xom estes vales de ossos secos em nossas vidas.
“Então ele me disse: “Profetize a esses ossos e diga-lhes: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor! Assim diz o Soberano Senhor a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida. Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o Senhor’ “.
Glória a Deus! Os ossos reviveram agora Deus é poderoso! Nada disso, Deus falou tudo isso e nada aconteceu, ou seja, não espere Deus fazer aquilo que Deus ensinou você fazer, Deus nos dá a instrução, mas ele só vai operar quando nós fizermos algo. Foi o que Ezequiel fez no Vs 7:
“E eu profetizei conforme a ordem recebida. E, enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso.”
Em primeiro lugar para transformar problemas ao nosso redo,r temos que obedecer as ordens do senhor, Ezequiel não ficou discutindo com Deus perguntando se tinha que ser assim mesmo, ou dando idéia, ele apenas falou o que Deus mandou falar, tem gente que Deus manda fazer algo, e quando vai fazer é uma dificuldade fazer conforme a palavra de Deus, sempre tem que enventar algo. Mas agora sim com a palavra e ação do profeta, os ossos tornaram a se juntar, então profetize declare a vitória sobre sua vida. Se existe algo que está morto, seco em sua vida, seja sua família, seu ministério, seus negócios, ou até mesmo você, profetize! Determine, e esses ossos se juntarão de novo cada um no seu lugar. Mas não terminou ainda veja o Vs 8
“Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele, mas não havia espírito neles.”
Deus é um Deus de ordem, faz cada coisa na sua vez, primeiro os tendões, depois a carne, nervos e então a pele, aprenda a esperar na sua vida as etapas que Deus faz, não queira colocar pele naquilo que não tem nem carne ainda, Deus não faz nada bagunçado, aprenda a esperar o tempo de Deus para cada coisa em sua vida. Bom está tudo legal agora ossos, tendões, carne, nervos, pele, tudo juntado de novo, o que ta faltando? O espírito nestes corpos, pois não estão mais secos, mas ainda estão mortos. Ainda que você consiga restaurar o que esta perdido, se não tiver o Espírito do senhor e o seu sopro, até vai estar tudo lindo em sua vida, tudo encaixado, todas as peças no seu lugar, sua família restaurado, ministérios todo organizado, negócio funcionando, mas se não estiver o Espírito do Senhor sobre essas coisas, de nada adianta, vão continuar parecendo mortos. Veja o que Deus orienta no Vs. 9
“A seguir ele me disse: “Profetize ao espírito; profetize filho do homem, e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam’”
Repare que mais uma vez nada aconteceu após a declaração do Senhor, ou seja, até para sermos cheios do Espírito Santo não adianta apenas esperar que Deus faça, a decisão e atitude têm que ser nossa. “Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus.” (Efésios 5:18 NVI) Enchei-vos. É você que tem que se encher, é você que tem que buscar de Deus, conhecer sua palavra, orar jejuar para que sua vida não seja que nem esses corpos que até se juntaram de novo, mas continuavam sem vida.
“Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme!”
Mas uma vez a obediencia, e veja o que Deus fez, depois da palavra do profeta, soprou o espírito novamente nos corpos, e eles receberam vida e se tornaram um grande exército. Não reclame do seu problema, ou da situação que você se encontra, se você está no lugar que Deus realmente te colocou, você tem autoridade para profetizar, ainda que esse lugar seja sem vida, se realmente você está no centro da vontade deDeus você tem auoridade sim, você tem autoridade no seu casamento, você tem autoridade no seu minstério, você tem auroidade na sua igreja, no seu trabalho, agora se você está fora da direção de Deus pode clamar que nada vai acontecer, mas caso contrário, Profetize! Determine! Faça sua parte, o que agora está parecendo um vale de ossos secos muito em breve se tornara um exército numeroso, e Deus vai restituir tudo o que te foi tirado, ainda que você se ache sem futuro sem nenhuma perspectiva, creia busque que Deus vai te levantar como um grande guerreiro.
Voltar

Jonh Pipe - O TOQUE DO SENHOR !
Também Saul se foi para sua casa, a Gibeá; e foi com ele uma tropa de homens cujo coração Deus tocara. 
Ler estas palavras tem me levado a orar por um novo toque de Deus. Que coisa maravilhosa é ser tocado por Deus, no coração! Não existe nada incomum a respeito da palavra hebraica usada neste versículo; ela significa apenas “tocar”, no sentido comum. Deus tocou o coração daqueles homens.
O toque de Deus no coração de alguém é algo impressionante. É impressionante porque o coração é tão precioso para nós — tão profundo, tão íntimo, tão pessoal. Quando o coração é tocado, somos tocados profundamente. Alguém penetrou as camadas protetoras e chegou ao centro. Fomos conhecidos. Fomos descobertos e vistos.
O toque de Deus é impressionante porque Deus é Deus. Pense no que é dito neste versículo! Deus tocou aqueles homens. Não foi a esposa, nem um filho, nem o pai ou a mãe, nem um conselheiro. Foi Deus quem tocou. Aquele que tem infinito poder no universo. Aquele que tem infinita autoridade, sabedoria, amor, bondade, pureza e justiça. Foi Ele quem tocou o coração daqueles homens.
O toque de Deus é impressionante porque é um toque. É uma conexão verdadeira. O fato de que esse toque envolve o coração é impressionante. O fato de que esse toque envolve a Deus é admirável. E, por ser um toque real é maravilhoso. Os homens valentes não somente ouviram palavras sendo-lhes dirigidas. Não somente receberam uma influência divina. Não foram apenas vistos e conhecidos externamente. Deus, com infinita condescendência, tocou-lhes o coração. Deus estava bem próximo. E os homens não foram consumidos.
Amo esse toque. Desejo-o mais e mais. Desejo-o para mim mesmo e para todos os membros de nossa igreja. Rogo a Deus que toque em mim e em toda a sua igreja, de maneira nova e profunda, para a sua glória. O texto bíblico diz que eles eram uma tropa de homens — “e foi com ele uma tropa de homens cujo coração Deus tocara”. A palavra hebraica traz consigo a idéia de força, coragem, substância. Oh! que os santos de Deus sejam valentes para o Senhor — corajosos, fortes e cheios de dignidade, beleza e verdade!
Orem comigo para que tenhamos esse toque. Se vier com fogo, que assim seja! Se vier com água, que assim também seja! Se vier com vento, faze-o vir, ó Deus! Se vier com trovões e relâmpagos, prostremo-nos ante esse toque. Ó Senhor, vem! Aproxima-te bastante, para tocar-nos. Envolve-nos com o amianto da tua graça. Penetra o profundo de nosso coração e toca-o. Queima, encharca, sopra, esmaga. Ou, usa uma voz suave e tranqüila. Não importa a maneira, vem. Vem e toca o nosso coração.


Por:John Piper
Fonte: http://voltemosaoevangelho.com/