terça-feira, 2 de outubro de 2012

Ser humilde e não omisso a exemplo de Cristo



Os discípulos entenderam bem o que Jesus estava dizendo: “sou manso e humilde de coração” (Mt 11.29). Sendo Deus, fez-se homem, sendo todo poderoso, fez-se fraco, tendo todo conhecimento, “aniquilou-se a si mesmo. tomando forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” (Fp 2.7). Mas não confunda — Ele não se declarou omisso. Na verdade Ele estava se referindo as excessivas exigências dos líderes religiosos — ou, no caso, os fariseus.

Um menino judeu estudava dos cinco anos aos dez anos de idade na sua sinagoga local, decorava a Torá e aprendia tudo sobre a Lei do Senhor. Aqueles que se destacavam continuariam estudando, aprendendo sobre os profetas, seriam adotados por um rabino. O ensinamento destes rabinos eram os jugos que eles impunham sobre seus discípulos, mas Jesus, anuncia: “meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11.30).
Quando Ele falou aquelas palavras, estava anunciando aos oprimidos que ao aproximar-se dEle não seriam explorados, como faziam os farizeus da época, que criavam um legalismo religioso demasiado pesado. Jesus queria libertá-los, substituir a opressão religiosa por convicções realistas — convicções verdadeiras.
O que aqueles queriam, os mestres daquele tempo, era obter lucros (Mt 21.12). Fazer das coisas santas uma fonte de renda e abominar o que era sagrado. Mas Jesus, apesar de sua humildade, não foi omisso — reagiu contra aqueles que violaram o sagrado (Mt 21.13). O resultado foi a aproximação de quem realmente precisava de Deus (Mt 21.14).
O único caminho de conhecer a Deus é por meio de Jesus. Por isso, Ele convida: “Tomai sobre vós o meu jugo”. Este jugo só pode ser aceito por pessoas humildes, que sabem que mesmo em desvantagem perante o mundo, pelas consequências da decisão de seguir o Mestre, estão dispostas a enfrentar o pecado para resgatar o pecador.

Fonte: Pr. Marco Feliciano

Nenhum comentário:

Postar um comentário